Simpósios

Lista:  

1 - Da Revolução à Micropolítica
Coordenador: Prof. Ms. Idelmar Gomes Cavalcante Júnior (UESPI)
Ementa: A esquerda no Brasil dos anos sessenta; Movimento estudantil brasileiro e a ditadura militar; O pós-AI-5 e a luta armada; A esquerda alternativa; Interfaces entre arte e política;  A contracultura como contestação.
Eixo temático: Revolução Política 

2 - Gênero e Sexualidade
Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Elizângela Barbosa Cardoso (UFPI) e Prof. Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco (UFPI)
Ementa: Em virtude da relevância do debate acerca das articulações entre gênero, classe e etnia no âmbito da produção do conhecimento histórico, este simpósio pretende reunir um conjunto de trabalhos que incorporem essas categorias na escrita da história, bem como agrupar estudos que abordem a construção das sexualidades.  Isto posto com o intuito de adensar a reflexão em torno das múltiplas representações e práticas que constituem feminilidades e masculinidades, em diversas temporalidades.   
Eixo temático: Revolução sexual

3 - Arte e Sociabilidades nos anos rebeldes
Coordenadora: Profª Dr.ª Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz (UFPI)
Ementa: Durante a década de 60 a arte atingiu um patamar de confronto com a sociedade, seja através da incorporação da tecnologia ao seu aparelho de produção desafiando a cultura popular tradicional ou incorporando temáticas de protesto ideológico, surgindo daí toda uma arte rebelde em amplo sentido, influenciando principalmente a juventude. Este simpósio pretende reunir trabalhos que englobem essas práticas artisticas, para refletir as múltiplas formas através da qual ocorrem.
Exito temático: Revolução artística