Eixos Temáticos

[Obs: os temas que estão assinalados com um [x] não são os únicos que são comportados em cada eixo, estes servem apenas como norteamento das áreas e não como limitadores temáticos gerais, caso seu trabalho esteja dentro de outro tema que caiba em um dos eixos, não há problema.]

1- Revolução sexual
Durante a década de 60 os jovens redescobriam os prazeres de seus corpos que anteriormente eram considerados apenas máquinas de trabalho e por isso produção. Nesse período surgia um novo ideário de pensamento que conflitava com a esquerda tradicional e com a mentalidade conservadora estabelecida, um movimento que tinha a desrepressão sexual  como um dos pontos centrais, sendo por isso chamado no Brasil de "esquerda pornografica“, mas que era parte da “Nova-Esquerda” em nível mundial.
[x]  Gênero
[x]  Feminismo
[x] Sufragismo
[x] Movimentos contra-culturais: revolução sexual hippie

2- Revolução Mental
A década de 50 e 60, períodos pós-guerra mundial, viu uma época no qual o sentido de existir foi diluído, tornando todas as certezas antes inquestionáveis, como o sentido de "humanidade" e "civilização", em dúvidas existenciais. Neste sentido, o limiar entre loucura e normalidade foi deslocado, isso fica claro na música juvenil, cinema e literatura produzida nesses anos e nos subseqüentes. Anos em que Beats, jazzistas e guitarristas viviam um conceito de realidade totalmente oposto àquele prescritos por regra geral na sociedade ocidental.
[x] Loucura e Normalidade
[x] Uso de drogas
[x] Desrepressão dos sentidos
[x] Anti-intelectualidade


3- Revolução política
Para além das revoluções culturais, um período agitado na política do Ocidente teve seu auge nos eventos de 1968 em todo o mundo. EUA, Brasil, Tchecoslováquia e Paris, entre outros, tiveram eventos marcantes e estranhos à maneira tradicional de manifestação, até mesmo redefinindo as táticas de manifestação política.
3.1- Repressão
[x] Ditaduras
[x]  Democracias Liberais
3.2- resistências 
[x]  Guerrilhas
[x]  Nova Esquerda
[x] Contracultura
[x] Comunismo

4- Revolução artística
Na década de 60 a arte pop atingiu um patamar que questionava tanto a alta cultura quanto a cultura popular, além do questionamento político e do conceito de realidade. Nesse tempo o blues, jazz, rock entre tantas outras músicas modificavam o modo dos jovens se relacionarem e de protestarem. No mundo todo movimentos como o Cinema Novo, Nouvelle Vague e Realismo italiano davam novas impressões sobre o mundo e ajudavam outros meios de arte como as HQs undergrounds a redefinirem termos para se referir a uma nova realidade que surgia com o andar da Sociedade.
[x]  Festivais de Música
[x] Influência da Arte Pop na Cultura ocidental
[x] Cinema, música e HQ alternativos

5- Contra Revolução
Por toda a história aqueles que estavam no centro do poder simbólico e repressivo não se silenciavam diante das inovações culturais e políticas que questionavam o status quo da sociedade. Pelo contrário, entravam na disputa tentando prescrever suas normas, valores e formas de conduta, ensinando o seu modo de ver e manter a sociedade estável por via “educação oficial”. Deste modo, a década de 60 foi uma verdadeira guerra de sentidos entre libertinos, libertários e conservadores, conscientes de que lado estavam lutando.
[x] Movimentos conservadores
[x] Moral, Ética e civismo
[x] Modelo educacional